segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tertúlia em Gandra (AE A.Feijó)

Aconteceu na passada sexta-feira, 26 de Novembro, em Gandra, a tradicional Tertúlia com que encerram os “Lê para mim…”

Foram sete semanas de trabalho, de cruzamento de saberes e experiências em torno dos livros e da leitura… e este foi o culminar desta experiência.

O álbum A Minha Mãe, as narrativas A Casa da Mosca Fosca, Os sete Cabritinhos e A Árvore Generosa foram os eleitos deste grupo de famílias participantes, que através da recriação das obras, nos deram a conhecer as suas leituras pessoais. O humor, as lições de vida (para grandes e pequenos), e as ilustrações fora do vulgar, foram os aspectos mais apreciados. Passar a ler de maneira diferente (com mais calma e dedicação), apreciar todos os elementos de um livro e saber escolher o melhor da Literatura Infantil, foram as aprendizagens mais significativas. A riqueza afectiva da experiência, essa não se mede, pois “só quem vive o projecto a pode conhecer e sentir”.

Foi um serão recheado. Dos trabalhos e testemunhos das famílias à presença do doutor David Rodrigues, que enriqueceu a noite com algumas histórias da tradição oral e deixou como principal mensagem, a importância de ler, de contar histórias e vivências pessoais e familiares, de dialogar com os filhos, como meio de garantir felicidade e contributo para um mundo melhor, passando pela mostra de literatura e pelo convívio pleno de sorrisos e satisfação, mais uma vez constatámos o fantástico poder dos livros e da leitura em ambiente familiar.

Esperamos por estas famílias no Clube de Famílias Leitoras.

Aqui ficam alguns registos.













Sem comentários: