domingo, 2 de novembro de 2008

6ª Edição "Lê para mim, que depois eu conto...":

Arrancou no dia 3 de Outubro, no Centro Educativo da Feitosa (Agrupamento de Escolas António Feijó- Ponte de Lima) a 6ª edição do "Lê para mim, que depois eu conto...".
A participar com grande entusiasmo estão um grupo de pais do Jardim de Infância, e um grupo de pais do 1º ano de escolaridade.
É interessante ver como, depois de cinco edições do projecto, num total de 9 grupos, as leituras continuam a surpreender. É verdade: quem diria que o protagonista de "Se eu fosse muito pequenino" era um rei, ou que se escondia exactamente naquela gaveta, porque era a única a que ele chegava?
E a lua? Não é surpreendente a colecção de sabores que lhe vão sendo associados? Já alguém tinha pensado em "amendoim"? Em "laranja"? Em "gelado de banana"? E... em "arroz de cabidela"? Pois, a Beatriz achou que era esse o sabor da lua... (e achou muito bem!).
E estas deliciosas poesias feitas de mães para filhos?
Menina pequena traquina feliz
A minha pequena Marta
O que sente, assim o diz
Dona de uma sinceridade farta!

Marta, Martinha, Martocas
Meu pequeno malmequer
Brinca e diverte-se a fazer engenhocas
Flor do meu jardim a crescer

Da minha boca soletro o nome Marta
Do meu coração flui o meu amor
Teu nome escrevo numa carta
Perfumando-a com o aroma da mais bela flor
!
(Catarina Caldas - mãe)
Matilde é o seu nome
É uma menina inteligente
Tem quatro anos
Só não fala como a gente
Comunica por gestos
A sua graça ela tem
Quando chora fico triste
E quando ri, rio também

Linda é a Matilde
Brinca, salta e corre
Quando cai parte o dente
Mas ela não o encobre

Apesar de ser diferente
É igual a qualquer criança
Temos que seguir em frente
Amar e ter esperança
(Carolina - mãe)
Olá, sou a Beatriz
Uma menina muito feliz.
Agora vou aprender,
O que a minha mamã vai ler.
(Jeni - mãe)
Eu tenho uma menina
Muito brincalhona
Chamada Ana
Que brinca na cabana
Também se chama Francisca
E gosta de salsicha
(Celeste - mãe)

No alto da colina
Vivia uma princesa
chamada Carolina
A princesa era traquina
E gostava muito
de tocar concertina
(Anabela - mãe): A Carolina não concordou muito com o "traquina".

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpem-me a vaidade, mas este é, verdadeiramente, um Projecto "à Agrupamento de Escolas de António Feijó"! Parabéns! Continuem com o prazer.
João Carlos Velho

Anónimo disse...

Um grande obrigada pelo convite para a Tertúlia no Centro Educativo da Feitosa. Após um dia de trabalho intenso, não há como descontrair convivendo com amigos à volta das Histórias.
Parabéns.
Paula Sampaio