quarta-feira, 30 de novembro de 2011

De novo em Góios - Esposende

Aconteceu no dia 26 de novembro de 2012, na Escola de Góios, Agrupamento de Escolas de Marinhas, a tradicional Tertúlia com que encerramos as sessões de "Lê Para Mim que Depois Eu Conto...".

Foram semanas de partilha de saberes, e rapidamente chegou este dia tão desejado.

As famílias participantes surpreenderam-nos com os seus testemunhos e trabalhos realizados.
As obras que mais tocaram os participantes foram
Os sete cabritinhos, Perto, a Minha Mãe …e até uma mistura de todos os livros que por aqui passaram. E através dos seus testemunhos e dos trabalhos realizados proporcionaram-nos um serão muito agradável, e testemunhos com muita emoção. Não falassem eles da MÃE!

Tivemos também a presença da Professora Alice Fangueirinho que partilhou a sua experiência e passagem por este projeto e a sua envolvência nas andanças da leitura, lembrou a importância da leitura em ambiente familiar e partilhou ainda uma das suas leituras preferidas.

Obrigada a todas as famílias participantes no projeto e aos professores presentes nesta noite bem passada, que terminou com o já famoso convívio / festa da leitura.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CE de Vitorino de Piães em Festa com a Leitura!

Aconteceu na passada sexta feira, dia 18 de novembro, no CE de Vitorino de Piães, Agrupamento de Escolas de Freixo,a nossa tradicional Tertúlia com que encerramos as seis sessões de "Lê Para Mim que Depois Eu conto...".
Foram semanas de partilha de saberes, experiências e boa disposição!
A Casa da Mosca Fosca, Os sete cabritinhos, Mais lengalengas, Se eu fosse um mágico e A árvore generosa foram as obras selecionadas pelas famílias participantes, que através dos seus testemunhos, nos proporcionaram um serão agradável.
Foram expressos testemunhos sobre a importância do projeto.
Deixamos aqui alguns exemplos:

"Há livros que nos tocam no coração"
"Obrigada por partilhar connosco momentos mágicos..."
" É um projeto desafiador."


Não podemos deixar de agradecer à Associação de Pais, às professoras que estiveram presentes em todas as sessões, à Biblioteca Municipal, assim como ao nosso Diretor, Prof. Luís Henrique Fernandes e a sua adjunta, Profª. Armandina, pelo apoio e presença.
Um especial agradecimento às famílias que têm vontade em pertencer ao "Clube das famílias Leitoras".


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow made with Smilebox

Famílias Leitoras, sessão 2: a ler e a desenvolver... comportamentos sustentáveis

Fazendo justiça ao tema escolhido para este ano de leituras, as famílias leitoras de Trovela, Souto e Feitosa agarraram a sério no tema:
A família da Joana, não querendo perder o hábito de brincar com os livros ao mesmo tempo que aproveita materiais, além de preparar um cenário "à maneira" para a leitura de O dia em que a mata ardeu (o quarto da Joana transformou-se em floresta...), ainda construiu, a partir de materiais de desperdício, uma réplica da mata. Grandes ideias em torno dos livros!

E nesta segunda sessão, cuja leitura versa sobre "Natal no Hipermercado" de Luísa Ducla Soares, as famílias deste clube estiveram a conversar sobre comportamentos sustentáveis nesta época do ano. O momento alto foi a construção de árvores de Natal muito originais a partir de revistas velhas. Como disse o Sr. Eusébio "a partir de agora, não vai mais nenhuma revista fora, lá em casa".
Aqui ficam os registos.

Na Ribeira saltam coelhos do "chapéu" do Lê para mim...

É verdade! A partir da leitura de O meu primeiro álbum de poesia, a família do Francisco agarrou a ideia de "escrever um poema ao jeito de..", e, a partir do texto Uma Perfeição de Cão, fizeram saltar "Um Fedelho de Coelho" para o grupo do Lê para mim...
A prova de que é fácil e divertido brincar com as palavras...
Aqui fica o registo.

UM FEDELHO DE COELHO

 
Era um coelho

Que saltava

Que chiava

Que era comilão

Que era brincalhão

Sua casa era de cartão,

…mas fazia cocó no chão!

Esse coelho, que vi uma vez,

Pertence à minha prima Inês.

Ganha uma cenoura

Quem seu nome souber…

“Cooper”!