segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tertúlia em Gandra (AE A.Feijó)

Aconteceu na passada sexta-feira, 26 de Novembro, em Gandra, a tradicional Tertúlia com que encerram os “Lê para mim…”

Foram sete semanas de trabalho, de cruzamento de saberes e experiências em torno dos livros e da leitura… e este foi o culminar desta experiência.

O álbum A Minha Mãe, as narrativas A Casa da Mosca Fosca, Os sete Cabritinhos e A Árvore Generosa foram os eleitos deste grupo de famílias participantes, que através da recriação das obras, nos deram a conhecer as suas leituras pessoais. O humor, as lições de vida (para grandes e pequenos), e as ilustrações fora do vulgar, foram os aspectos mais apreciados. Passar a ler de maneira diferente (com mais calma e dedicação), apreciar todos os elementos de um livro e saber escolher o melhor da Literatura Infantil, foram as aprendizagens mais significativas. A riqueza afectiva da experiência, essa não se mede, pois “só quem vive o projecto a pode conhecer e sentir”.

Foi um serão recheado. Dos trabalhos e testemunhos das famílias à presença do doutor David Rodrigues, que enriqueceu a noite com algumas histórias da tradição oral e deixou como principal mensagem, a importância de ler, de contar histórias e vivências pessoais e familiares, de dialogar com os filhos, como meio de garantir felicidade e contributo para um mundo melhor, passando pela mostra de literatura e pelo convívio pleno de sorrisos e satisfação, mais uma vez constatámos o fantástico poder dos livros e da leitura em ambiente familiar.

Esperamos por estas famílias no Clube de Famílias Leitoras.

Aqui ficam alguns registos.













quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Projecto no Cabedelo - A. E. Darque

Tal como dizia a escritora Isabel Minhós Martins, no ano lectivo anterior, Darque is not so dark! É esta a ideia com que ficamos ao contactar com o grupo de nove pais dedicados que participam desde o dia 4 de Novembro nas sessões do projecto Lê para mim que depois eu conto…II, na biblioteca da EB23 Carteado Mena. Os seus filhos são, na maioria dos casos, alunos da escola EB1 / JI do Cabedelo.


Tem sido uma experiência muito gratificante assistir à partilha de ideias e emoções resultantes das actividades propostas à roda dos livros, em família.

Pais e mães saboreiam a descoberta ou (re)descoberta do prazer de ler à cabeceira dos seus filhotes, um bom conto, uma poesia, uma lengalenga, … ou o prazer de poder descobrir os encantos das ilustrações mais recentes publicadas no nosso país.

Aguardamos os vossos comentários.

O Projecto no JI de Igreja: A. E. Marinhas

São onze os pais que aceitaram o convite feito pela escola EB1 e J I de Igreja Marinhas em participar nos seis encontros do projecto Lê para mim que depois eu conto…II. Nem o frio de Novembro impediu a vinda à escola por volta das 19 horas, uma vez por semana.
Ler em família foi o mote para que o calor dos afectos se aliasse aos livros e à partilha de experiências dentro do grupo de participantes.

Foram momentos muito participados de onde surgiram trabalhos muito interessantes como é o caso da música criada por uma mãe e dedicada ao projecto e dos vários testemunhos muito emocionantes, partilhados semanalmente.

Já existem até ecos vindos dos filhos a propósito das sessões: “As mães devem-se divertir muito porque chegam a casa mais felizes”.




O Projecto em Poiares - A.E. Freixo

No passado dia 04 de Outubro de 2010, iniciou-se a segunda fase do “Lê para mim, que depois eu conto…” o primeiro "Lê para mim, que depois eu conto...II", na escola JI/ EB1 de S. Roque – Poiares com dez pais de alunos da mesma escola.


Todas as famílias estavam curiosas em saber o que iria acontecer ao longo das sessões (uma vez por semana pelas 18h30) . Foram momentos sensacionais e interessantes, cheios de alegria e risos, de onde surgiram trabalhos e reacções bastante positivos e que nos levam a continuar esta aventura.

As reacções quer das mães quer dos filhos são reveladoras do potencial dos livros e da leitura! Foi o caso da pequena Luciana que, a propósito de “A Árvore Generosa”, e não tendo concordado com o corte do tronco disse: ”não se deve tirar a vida a ninguém…” ou ainda a Petra que gostou de ver a mãe a mudar de voz, e tantos outros...
É bom estar de volta!
Aqui ficam alguns registos...



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Projecto em Gandra: A. E. António Feijó

A estreia do projecto Lê para mim, que depois eu conto…II, no agrupamento de Escolas António Feijó, aconteceu no passado dia 13 de Outubro, no Centro Educativo de Gandra. A decorrer desde então, esta edição do projecto conta com a participação de um grupo de dez pais / mães, que semanalmente reúnem com a Professora Bibliotecária para partilhar as suas experiências de leitura, e saber um pouco mais sobre a abordagem destas questões junto dos seus filhos.

Um dado curioso desta edição do projecto é a presença de duas mães ”repetentes”: a Paula e a Madalena que participaram no projecto anterior no JI de Santa Cruz, encontram-se de novo a partilhar leituras (e ternuras) neste novo grupo, pois consideram que “aprender a ler com os filhos é uma prioridade, e neste projecto está-se sempre a aprender”.

Lagartos e Cotovias que saem de Lengalengas, Cabritinhos revisitados, uma Mosca com convidados especiais e festas com finais surpreendentes… e até uma árvore generosa… povoam ao longo destas semanas o imaginário destas famílias…

Na tertúlia, que acontecerá no próximo dia 26 de Novembro pelas 20:30H, iremos conhecer o que de melhor ficou desta experiência.