terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Os nossos veteranos









Os diferentes grupos de “veteranos”, como carinhosamente são apelidadas as famílias leitoras, continuam a reunir, a reflectir, a ler, e a produzir. Prova disso são os registos aqui apresentados.
Face ao desafio de colaborar com as respectivas escolas e agrupamentos no grande tema -Diálogos Interculturais, os contributos foram diversificados: desde as recolhas das origens de diversos alimentos, como o chá, o café, o chocolate; de receitas oriundas dos quatro cantos do mundo; de curiosidades alusivas aos festejos natalícios nos vários continentes... foi reunido um considerável conjunto de materiais que estiveram expostos nas escolas durante a época de Natal. Alguns grupos encarregaram-se ainda de apresentar, nas festas de Natal das suas escolas, as mesas interculturais.

Ao longo dos vários encontros, as famílias leitoras tiveram oportunidade de recordar e reviver os Natais das suas infâncias, de conhecer algumas manifestações literárias alusivas à época, como “A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner, “Há sempre uma estrela no Natal” de Luísa Ducla Soares, obras que foram sugeridas para leituras entre sessões.
Ainda no seguimento do tema, algumas famílias efectuaram recolhas de cantares dos reis.

CURIOSIDADES


"Lenda do Panetone"


Uma lenda antiga diz que o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pan di toni" ou seja o pão do toni que actualmente é chamado de panetone.

O que pode haver no sapatinho...


A tradição espanhola que "manda" colocar pedaços de carvão no sapatinho das crianças cujo comportamento não foi o melhor, parece ter ecos na nossa região, pois, em Rebordões Souto, no tempo da infância de algumas mães leitoras, também se corria o risco de encontrar o sapatinho recheado de cascas de amendoins...



Sem comentários: